sábado, 26 de novembro de 2011

O Nosso Fado e o Nosso Derby...


A candidatura do Fado a património cultural imaterial da humanidade encontra-se entre as sete mais recomendadas pelos peritos da UNESCO, com outras como o conhecimento dos jaguares, pelos xamãs da tribo ameríndia colombiana Yurupari, e os Mariachi, do México.
Hoje fica-se a saber o resultado do Derby do Futebol Português,o tão esperado Benfica-Sporting.
Para o Fado será só amanhã a escolha final,mas de acordo com a listagem divulgada hoje pela UNESCO, em Paris, o Nosso Fado Português está entre as candidaturas mais recomendadas a património cultural imaterial da humanidade, assim como as danças Nijemo Kolo circulares da Dalmácia (Croácia), a música e dança tsiattista do Chipre, assim como a cavalgada de reis, uma tradição da Morávia, no leste da República Checa, que atualmente só se realiza em algumas aldeias locais.
A peregrinação religiosa católica ao santuário do senhor de Qoyllurit´i, no Peru, é a outra candidatura das sete até agora mais bem posicionadas a património imaterial da Humanidade.
Estas sete candidaturas foram as que receberam melhor recomendação por parte do Corpus Subsidiário, o comité de peritos da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...