sábado, 2 de julho de 2011

Porque é Que o Céu é Azul?

Este céu do meu País, da minha terra,tão azul que, ao acordar de manhã me dá vontade de aproveitar bem o dia, não é obra do acaso... O céu é azul por conta da interacção da luz do Sol com a atmosfera terrestre.
A atmosfera terrestre é o conjunto de gases que envolve o nosso planeta,o nitrogénio e o oxigénio compõem a imensa maioria, mas existe um gás, que responde por apenas 0,00006% da atmosfera, o ozono e que é o grande responsável pela cor do nosso céu.
A luz do Sol é formada pela união de várias cores,ao entrar em contacto com a atmosfera,  espalha-se devido às particulas existentes no ar. Quando a luz solar chega ao nosso planeta, encontra as moléculas de ozono (O3) e nelas, sofre um desvio de direcção o tal fenómeno de refracção que os raios luminosos sofrem quando passam de um meio para outro.É como se de uma filtragem se tratasse, a luz atravessa as moléculas e apenas a freqüência azul do espectro passa, daí o céu ser azul.
O mesmo fenómeno agradável de ver é o arco-íris,acontece quando há muito vapor de água após uma chuvada ,depois a luz do sol ao incidir sobre as gotas d'água, faz com que apareçam  as sete cores...que nos fazem tantas vezes sonhar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...