sábado, 24 de outubro de 2009

Recuo dos glaciares de montanha ameaça hidroeléctricas


Recuo dos glaciares de montanha ameaça hidroeléctricas.
Cabos eléctricos são avistados ao lado do reservatório do lago Grimselsee e da represa de Seeufereck, perto da cidade de Guttannen, no centro da Suíça. O reservatório do lago Raeterichsboden aparece em fundo.
Dos Himalaias aos Andes, glaciares em degelo acelerado geram oportunidades de curto prazo ... e riscos de longo prazo ... para a energia hídroeléctrica e as indústrias relacionadas.
A forma mais generalizada de energia renovável responde por mais de metade das necessidades de energia da Suíça. Com Verões mais secos e os glaciares que ajudam a alimentar as turbinas a recuar, essa fatia pode diminuir.

Fotografia: Arnd Wiegmann/Reuters (arquivo).
Texto: Jornal"Público"

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...